voltar

Por algum tempo pensei em chamar esse novo álbum de Internacionais Vol.1, mas o tom de brincadeira nunca me agradou muito: Não representa bem o seu conteúdo. São oito músicas, quatro em inglês e quatro em espanhol, de temas variados. Amor, dor, vida, morte, política, saudades... Saudades de Esmeralda, minha querida avó que tanto gostava de minhas criações.

A gênese do projeto tem duas raízes. As músicas em língua estrangeira que eu já tinha guardadas (Ventanas / Where no one wants to go / Días sin mar (antiga Ventana de mi) / Morning Happiness) e a vontade de tentar me aproximar de outros públicos nesse mundo do streaming sem fronteiras. Até onde podem chegar essas canções?

Compus aqui em Minas as quatro músicas seguintes (Red Light / Smile / Esmeralda / Gracias) e tive certeza que eu tinha que tocar esse projeto adiante. Chamei logo um grande parceiro que produziu comigo o EP ILHA e do Single Achados e Perdidos, o produtor e instrumentista Luiz Janela. Ele escutou as músicas gravadas aqui em casa em voz e violão e topou o desafio de cara. Mergulhamos na empreitada logo no início de 2021.

As gravações aconteceram em setembro de 2021. Janela já tinha feito todos os arranjos e faltava apenas a voz deste que vos escreve. Fiz a viagem MG-RJ e juntos fizemos uma imersão muito produtiva onde gravamos todas as músicas com todo cuidado do mundo para que ficasse perfeito. E ficou.